Sobre a Kria
Inteligência artificial para prever os melhores cruzamentos e os potros mais promissores
Conceitos importantes para entender a Kria
A Kria é uma solução de melhoramento animal modelada com inteligência artificial para apoiar o criador de cavalos a ter um melhor resultado a cada geração. Treinada por meio de um banco de dados altamente complexo, com resultados de provas, matriz de parentesco e grupos contemporâneos, a Kria é a solução para o progresso genético dos seus animais.
Para quem é a Kria?
Para apaixonados por cavalos que querem produzir potros cada vez melhores! Por enquanto, a inteligência artificial indica que a única modalidade com dados suficientes em qualidade e quantidade para gerar avaliação genética é três tambores, na raça Quarto de Milha. Mas vamos acompanhando a evolução de outras modalidades e quem sabe até de outras raças... A Kr ia veio para revolucionar o melhoramento animal de equinos, com avaliações genéticas modeladas com inteligência artificial!
Como fazer o melhor uso da Kria?
Confiando na inteligência artificial para apoiar sua tomada de decisões! Você pode consultar quais são os melhores acasalamentos para sua égua, ou seja, quais são as sugestões da Kr ia. Para isso, são consideradas as avaliações genéticas! Ainda, você pode consultar, conforme o seu interesse, acasalamentos específicos para analisar qual é o mais adequado. A Kria, assim como seus animais, está em constante progresso!
Cruzamento x Acasalamento
Tecnicamente, "cruzamento" é o acasalamento, ou seja, formação de casais para gerarem descendentes, entre animais de espécies diferentes. Mas sabemos que no mundo dos cavalos é comum usarmos o termo "cruzamento" mesmo para o acasalamento de animais da mesma raça. Como aqui, na Kr ia, a intenção é facilitar a comunicação de um jeito direto e assertivo, o importante é formação de casais seja a mais adequada possível, com base em avaliação genética modelada em inteligência artificial!
Avaliação genética
A Avaliação Genética é o ponto de partida para o progresso genético! É por meio da avaliação genética que conhecemos geneticamente o potencial dos animais, e temos condições de utilizarmos os resultados nas tomadas de decisões (seleção e direcionamento de acasalamento).
Com a Kria, a avaliação genética é modelada por inteligência artificial! Mais de um milhão de dados de provas de três tambores de mais de 28 mil animais da raça Quarto de Milha, conectados por uma matriz de parentesco com mais de 980 mil animais! Com isso, a avaliação genética da Kria consegue sugerir os melhores acasalamentos para gerarem potros com melhores desempenhos nas provas de três tambores!
No melhoramento animal, o resultado avaliado é entendido como a somatória e combinação de efeitos ambientais e genéticos. Para conhecermos o potencial genético de um animal, e assim podermos direcionar os melhores acasalamentos, precisamos suprimir o efeito do ambiente, e para isso, a Kr ia trabalha com grupos contemporâneos exigentes!
Grupo contemporâneo
O motivo para que grupos contemporâneos sejam formados é remover os efeitos de ambiente diferentes entre os animais. Agrupar os animais em grupos contemporâneos significa organizá-los de acordo com a oportunidade que tiveram para expressar seus fenótipos. Em outras palavras, os animais serão classificados conforme a equivalência das condições a que foram submetidos. Na Kr ia, foram considerados mais de 83 mil grupos contemporâneos, formados com base no competidor que correu a prova de três tambores, o ano de realização da prova de três tambores, o sexo do animal e o tamanho do criatório de origem do animal.
Diferença Esperada da Progênie (DEP)
A DEP é a mensuração da avaliação genética, e é ela quem prediz a habilidade de transmissão de um animal avaliado como progenitor, ou seja, a diferença de desempenho que é esperada para a futura progênie de um pai ou uma mãe quando comparado com os filhos de outros pais inseridos na base de dados. Na Kria, a DEP é utilizada para direcionar os melhores acasalamentos, ou seja, aqueles acasalamentos que geneticamente possuem potencial de gerarem os melhores filhos!
Para o cálculo da DEP são utilizados dados de pedigree, dados de desempenho próprio (quando o animal já correu prova de três tambores) e dados da progênie (quando o animal já tem filhos que correram provas de três tambores). Os animais, então, podem ser avaliados a partir dos dados de seus ancestrais, de parentes colaterais, de dados próprios, de dados de suas progênies, e de qualquer combinação desses tipos. Em geral, quanto maior a quantidade de dados (principalmente de progênies), maior a acurácia!
Acurácia
A acurácia é o grau de confiabilidade da DEP, podendo variar de zero a 100%. Valores maiores indicam que a DEP não sofrerá grandes alterações com a inclusão de novas informações. A acurácia depende da quantidade de dados considerados na sua predição, da estrutura dos dados e da herdabilidade da característica.
As DEPs calculadas pela Kria são sempre seguras, porém, como expressam valores médios dos filhos a serem produzidos, o valor genético pode variar, individualmente (a cada potro), para mais ou para menos e o grau de variação estará diretamente ligado ao valor da acurácia.
A acurácia deve ser usada para definir a intensidade do uso dos animais escolhidos para reprodução. Por isso, na sugestão de acasalamentos realizados pela Kr ia são preconizados aqueles com animais de acurácia acima de 20%.
Endogamia e Coeficiente de Endogamia
Endogamia é um sistema de acasalamento em que animais parentes são utilizados como pais da próxima geração e, portanto, gera aumento da homozigose (aa). Com isso, espera-se que em acasalamentos endogâmicos haja produção de animais mais uniformes, com diminuição da variação genética, entretanto, pode haver sérios problemas reprodutivos e produtivos.
O Coeficiente de Endogamia mede a probabilidade de um indivíduo, em determinado locus, apresentar dois alelos idênticos por ser filho de animais parentes. Na Kr ia consideramos o coeficiente de endogamia de todos os animais presentes no banco de dados. A sugestão de acasalamentos feita pela Kr ia é realizada por meio de inteligência artificial, de forma que o coeficiente de endogamia do potro a ser gerado seja de até 12%. Nos casos em que o próprio criador sugere o acasalamento que tem interesse de verificar, a Kr ia alerta casos que gerem potros com coeficiente de endogamia acima de 12%.
Herdabilidade
A herdabilidade varia de 0 a 1, é representada por h² e expressa a proporção da variância do fenótipo que é atribuída aos efeitos médios dos genes, ou seja, à variância genética aditiva. Em outras palavras, é o grau de correspondência entre o fenótipo e o valor genético, que é aquilo que influencia a próxima geração.
A Kria encontrou uma h² de 0,34 para o desempenho do animal em prova de três tambores, um valor considerado no melhoramento animal como alta magnitude, e que está de acordo com artigos científicos! Isso significa que grande parte da variação do desempenho do animal em prova de três tambores depende do seu potencial genético, ou seja, depende de quem ele é filho! Claro que esse desempenho ainda será influenciado por outros fatores ambientais. Mas quando temos um potro fruto de acasalamento sugerido pela Kr ia, em um ambiente adequado ele tem condições de expressar seu potencial genético. A h² encontrada demonstra que o desempenho em prova de três tambores responde bem à seleção e tende a ter bom progresso genético, quando os acasalamentos são direcionados da maneira adequada.
Nossa Tecnologia
Inteligência Artificial Avançada
Utilizamos algoritmos de aprendizado de máquina treinados com milhões de dados de pedigrees e resultados de competições para prever com precisão o potencial genético de cada cruzamento.
Análise Genética Precisa
Nossa plataforma analisa complexas interações genéticas para identificar as combinações que maximizam o potencial atlético e minimizam riscos de problemas hereditários.
Benefícios da Kria
- •Aumento significativo na qualidade genética do seu plantel a cada geração
- •Economia de tempo e recursos ao evitar cruzamentos com baixo potencial
- •Decisões baseadas em dados científicos e não apenas em intuição
- •Análises detalhadas do potencial genético de cada animal
Pronto para revolucionar sua criação de cavalos?